F.Álvarez, Teologia da Saúde, Centro universitario São Camilo; Paulinas, São Paulo, 2013, pp-358
Teologia da Saúde é uma agradável surpresa editorial em teologia no Brasil. Temos entre nós abundante publicações sobre a teologia da dor, do sofrimento, da doença e da morte, mas quase nada sobre a “Teologia da Saúde”. Faltava alguém que assumisse o desafio de refletir e aprofundar uma perspectiva teológica positiva da saúde, uma leitura evangélica da vida em chave de “saúde e salvação”.
Temos um longo e inquietante silêncio ne história da teologia no Ocidente em relação ao “Evangelho da Saúde”, e uma abundante e até repetitiva e cansativa reflexão em torno do “ Evangeljo do Sofrimento”. Tal perspectiva teológica alimentou por muito tempo uma espiritualidade “dolorista” e negativa da vida, e não a vida saudável de seres renascidos na Páscoa do Senhor. Temos que resgatar a visão de Santo Irineu, que dizia já no início do cristianismo que “ a Glória de Deus é o ser humano vivo”.
A vida é o maior dom que Deus nos deu. Vivê-la de uma forma digna e elegante, cultivando-a integralmente, é nossa responsabilidade. Dom de Deus e compromisso humano são, na perspectiva cristã, duas faces de uma mesma moeda. Não podemos esquecer que em toda busca de saúde estamos diante de uma busca nostálgica de salvação
I Camilliani su Facebook
I Camilliani su Twitter
I Camilliani su Instagram