Camilo de Lellis: reformador, revolucionàrio e santo: Profeta na arte de cuidar dos doentes

Uma vida extraordinária a de Camilo de Lellis, illuminada e incendiada por um carisma fora do comum de um homem rebelde por amor a Deus. Uma vida originalíssima, em suas raízes e em suas consequências. Uma vida apaixonada vivida por uma figura tanto complexa e irrepetível quanto irredutível a simplificações meramente celebrativas.

Nesta biografia, publicata no Brasile m comemoração ao quarto centenário da morte do santo dos doentes ( 1614 – 2014), Giorgio Cosmacini, abrindo mão da decretação de Camilo à glòria dos altares e da proclamação do santo como “padroeiro de todos os hospitais e doentes do moundo”, explora a vida movimentada desse homem e seu papel na dinâmica promocional da assistência caritativa, cuidadore e sanitària aos doentes durante um período histórico repleto de contradições entre Reforma Protestante e Contrarreforma Católica, entre opulência e miséria, entre catástrofes naturais ( carestias e epidemias) e dramas sociais ( evento bélicos e conflitos políticos).

Giorgio Cosmacini, médico e historiador italiano, leciona História da Ciência na Faculdade de Filosofia e História da Medicina da Universidade Vita-Salute San Raffaele de Milão, Italia. È autor de diversas obras sobre história da medicina